FAQ (pt)

From AssaultWiki
Jump to: navigation, search

Como eu abro o Console?

Pressione a tecla de barra (/), ou pressione T e digite / antes de entrar com algum comando. Ambos terão o mesmo efeito; qualquer texto que se inicie com / será interpretado como um comando. Outra opção é usar a tecla TIL, que está localizado acima da tecla Tab.

As mensagens somem muito rápido!

Pressione F11 para exibir as últimos 18 mensagens. Você também pode usar a tecla - (menos) no teclado numérico para rolar para trás para ver as mensagens mais antigas. Lembre-se de apertar + no teclado numérico para rolar para trás quando você estiver pronto ou você não vai ver as novas mensagens imediatamente. Você não precisa apertar + mais de uma vez, porque ele vai percorrer todo o caminho até a primeira vez que você pressiona-lo.

Existe um problema/atraso do som no AC do meu Linux

Verifique se o seu libsdl foi compilado com suporte ao seu SO, ou seja, tente: apt-get install libsdl1.2debian-oss se você estiver executando um sistema operacional debian-like.

Os sons continuam desaparecendo no Windows

Este é um bug conhecido por apresentar falhas em sons de ricochete na versão 1.2. Apenas digite /bulletairsound 0 no jogo. Outra alternativa, vá para Settings -> Sound Settings -> Mute/Un-mute specific sounds... -> Bullet/explosion sounds. Desmarque "Bullet near-miss". Se você continuar com as falhas nos sons de ricochete, tente renomear o arquivo OpenAL em \bin_win32. O arquivo é chamado de openal32_RemoveThisPartToUseOpenAL-Soft; apenas renomeie-o para openal32(.dll). Poderá aparecer mensagens de erro na HUD, mas os sons estarão ok.

O jogo está rodando de forma muito lenta

Verifique as configurações gráficas recomendados no arquivo readme.

Como eu faço para trocar de armas?

Pressione a tecla B e escolha a sua favorita. Você pode também simplesmente digitar /showmenu weapons caso você tenha utilizado a tecla B para alguma keybind. Para religar o menu de armas na tecla B, digite /bind B [showmenu weapons].

Por que não consigo disparar a pistola com rapidez?

Este é um problema comum em Linux e não é específico apenas para o AssaultCube. Edite o arquivo /etc/X11/xorg.conf e altere o valor de Emulate3Buttons para no.

No Ubuntu 8.10, parece que a edição xorg.conf não tem um efeito sobre a configuração Emulate3Buttons. Eu publiquei uma coluna para tentar encontrar uma solução para este problema aqui: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1013430

O jogo para de funcionar do nada

No Windows você verá uma caixa dizendo: "ac_client.exe has encountered an error and needs to close." Se isto não acontecer a cada vez que você tenta iniciar o jogo, não há nada que você possa fazer sobre isso.

No Linux, os drivers da NVIDIA tem um bug que faz com que o jogo congele. A maneira mais fácil de corrigir isso sem reiniciar o sistema é reiniciar o Xserver (Ctrl-Alt-Backspace). No entanto, você vai perder tudo o que tinha aberto e não tinha salvo, então aconselho que você deva listar os processos finais no Linux utilizando o terminal de uma sessão diferente (Ctrl-Alt-F1, F2, F3, etc).

Por que minha scroll (mouse) está atrasada para mirar e ela dificulta para usar os menus?

Este é um problema específico para o Linux e não é só altamente irritante, mas que também irá impedi-lo de jogar bem. É ainda pior do que o problema da pistola de tiro. Felizmente, há uma solução conhecida.

Abra assaultcube.sh, e após o comando #!/bin/sh, adicione as seguintes linhas:

export SDL_VIDEO_X11_MOUSEACCEL="1/1/1"
export SDL_VIDEO_X11_DGAMOUSE=0

Como faço para corrigir esta mensagem de erro?

Se você está recebendo a mensagem missing "]" ou missing ")" ou unknown command para as coisas que costumava trabalhar, ou elas fazem parte do pacote de lançamento (BETA), são alguns CubeScript mal-formados que acabaram encontrando um caminho em seu auto-saved CubeScript-CFG config/saved.cfg.

Você vai precisar de removê-lo (enquanto o jogo está desligado) e também verifique se o config/autoexec.cfg não está executando qualquer outro scripting. Lembre-se de verificar a pasta de instalação do jogo, bem como o seu pasta de instalação pessoal!

Onde eu coloco os meus arquivos pessoais?

CubeScript

Se você tem um arquivo de extensão .cfg CubeScript, você pode adiciona-lo ao diretório \config junto com todos os outros arquivos .cfg do AssaultCube. Ao fazer isso, voce precisa alertar ao AssaultCube que agora ele contém um novo arquivo de configuração. Para fazer isso, vamos dizer que você nomeou seu arquivo como meuscript.cfg. Logo, edite \config\autoexec.cfg com alguum programa (como por exemplo, o bloco de notas) e na parte inferior da autoexec.cfg, adicione exec config\myscript.cfg e salve.

Modelos

Enter your \packages\models directory. Any weaponry will then go into your weapons directory, mapmodels in your mapmodels directory and so on. Please understand that other players will not be able to see any alterations you make unless they make the same alterations such as downloading and installing the same content you have just added to your own game.

Maps

Você acabou de baixar um mapa de Quadropolis? Bem, você deve ter agora um arquivo .cfg e um arquivo .cgz. Basta abrir \packages\maps e coloque os dois arquivos lá. Você suporta algum server no AssaultCube? Então você pode fazer o upload diretamente para todos os servidores (por padrão), abrindo \packages\maps\servermaps\incoming e soltar os dois arquivos no diretório.

Onde está localizado meu jogo?

Considerando o "USUÁRIO" sendo o seu nome de login, e X e Y sendo a sua versão do AssaultCube, você pode encontrá-los:

  • Para o linux ou Mac OS X o jogo está em /home/USER/.assaultcube_vX.Y/
  • Para o Windows o jogo está em ?MYDOCUMENTS?\AssaultCube_vX.Y

No Mac, com o "Launcher App" você pode usar o menu para abrir sua pasta de instalação pessoal! Você pode passar as informações deste local através do lançador (Mac:gui, Win:.bat-file, *nix:.sh-file) - sendo o argumento --home=/path/to/dir; você pode usar isso para guardar facilmente seus scripts, mapas e outras mídias do jogo - o seu conteúdo substituirá as versões dos arquivos. Isso faz com que se voce mudar para uma versão diferente do AC seja mais fácil e também permite que você experimente a mídia substituida sem a necessidade de fazer backups manuais dos originais... só soltar um novo packages/crosshairs/default.png e dar um giro.

Você pode também estar interessado nos detalhes sobre o arquivo saved.cfg, que também "vive" em seu diretório de jogos.

Porque aparece essa mensagem: "Cannot connect to master server"?

Isto pode acontecer por uma série de razões.

  • Verifique se você está executando a versão mais recente do AC. Você pode verificar isso digitando /version no jogo e comparar esse resultado com o número listado nesta página: http://assault.cubers.net/
  • Certifique-se de que nenhum firewall está negando que o AC entre em contato com a MasterServer.
  • Tente adicionar --mastertype=0 para o script lançador. Veja este post nos fóruns AssaultCube para mais informações.

O AssaultCube MasterServer (ACMS) também executa o que é chamado de Lista Negra Central, também conhecido como CBL. Você pode cair em uma das proibições que está contida nela.

  • Se você tiver usado cheat, então você provavelmente está banido. Jogue offline ou vá para outro jogo.
  • Se você não tiver usado cheat, provavelmente você caiu em uma proibição abrangente. Faça um post aqui no fórum do AssaultCube sobre isso.